CONTATOS

SUGESTÕES DE TEMAS PARA POSTAGEM OU DÚVIDAS: 8100-6352 ou nutri.peretti@hotmail.com

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Grávidas e Mal Alimentadas


Adolescentes grávidas se alimentam de maneira inadequada durante a gestação e apenas 10% conseguem mudar os hábitos alimentares na gravidez.

Entre alguns dos problemas, o principal é a ingestão excessiva de alimentos altamente calóricos e com grande teor de sódio. Os que lideram a lista dos mais consumidos pelas jovens na gestação são os salgadinhos industrializados, bolachas doces recheadas, hambúrguer, macarrão instantâneo, chocolate, sucos de saquinho e batata frita.

Esses problemas alimentares são prejudiciais tanto para a mãe quanto para o bebê. Consumir comidas assim durante a gestação provoca alterações sérias nos níveis de glicemia da mãe, além de causar pressão alta. E para o bebê, o sofrimento é inevitável, interferindo até mesmo na sua formação e no ganho de peso.

As jovens de uma maneira geral não medem as consequências de que o que elas fazem hoje de errado vai refletir amanhã diretamente no bebê.

A Secretaria da Saúde destaca que durante a gestação é fundamental ter uma alimentação equilibrada e ingerir alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes e fontes de ferro e ácido fólico, como o feijão. Beber bastante água também é fundamental nesse período.

Para ter uma gestação saudável, é importante evitar alimentos gordurosos como frituras, embutidos, doces em excesso e grande quantidade de carboidratos. Eles elevam os níveis de glicemia do corpo e podem ocasionar pressão alta na mãe.
Fonte : Dra Letícia Crespo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário