CONTATOS

SUGESTÕES DE TEMAS PARA POSTAGEM OU DÚVIDAS: 8100-6352 ou nutri.peretti@hotmail.com

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

PRESSÃO ARTERIAL X ALIMENTAÇÃO


Reduzindo sua pressão arterial com a alimentação






Os alimentos que você come podem afetar a composição química de seu sangue e a pressão arterial de maneira significativa. Felizmente, uma dieta boa para seu coração não tem de ser uma agonia para seu paladar. Aqui vão algumas sugestões para fazer as escolhas de alimentos certas para a pressão alta:

Siga o DASH: pesquisa apoiada pelo NHLBI levou ao desenvolvimento de um plano de alimentação que pode prevenir e ajudar a tratar a pressão alta.


Diminua o sal: a pesquisa usando a dieta DASH e diferentes níveis de sódio nutricional confirmou o que tem sido aconselhado há anos: reduzir o sódio e o sal ingeridos pode ajudar a diminuir a pressão arterial. Algumas pessoas são especialmente sensíveis a sal e sódio e devem tomar um cuidado maior com as quantidades consumidas.

Ser sensível ao sal (ou sódio) significa que você tem uma tendência a reter líquidos quando ingere sal demais, provavelmente por causa de um defeito na capacidade que seus rins têm de se livrar do sódio. Seu corpo tenta diluir o sódio no sangue conservando líquidos. Isso força os vasos sangüíneos a trabalharem de maneira mais forte para fazer circular o volume adicional de sangue.

O plano DASH para uma saúde melhor

Praticar o Método de Interrupção da Hipertensão pela Alimentação (DASH) pode ajudar a prevenir ou reduzir a pressão alta. Para seguir esse plano de alimentação:

· Escolha alimentos que possuam pouca gordura saturada, colesterol e gordura total. Por exemplo, carne magra, aves e peixe.

· Coma muitas frutas e vegetais, aproximadamente de oito a dez porções por dia.

· Inclua duas ou três porções de laticínios desnatados ou semidesnatados por dia.

· Prefira os alimentos integrais, como pão, cereais e massas integrais ou de trigo integral.

· Coma nozes, sementes e feijões secos, de quatro a cinco porções por semana (uma porção é igual a 1/3 de xícara ou 42 gramas de nozes, 2 colheres de sopa ou 14 gramas de sementes, ou 1⁄2 de feijões ou ervilhas cozidas e secas).

· Pegue leve nas gorduras adicionadas. Escolha margarina leve, maionese light, molho de salada light e óleos vegetais insaturados (como azeite, milho, canola ou açafrão).

Diminua os doces e bebidas com açúcar.

As terminações nervosas nos vasos ficam superestimuladas e começam a mandar comandos para que eles se contraiam. E isso dificulta ainda mais o bombeamento do sangue pelo coração, eventualmente fazendo com que a pressão arterial se eleve. Algumas pessoas são menos sensíveis aos efeitos do excesso de sal. É recomendavel consumir um máximo de 2,4 gramas (2.300 miligramas) de sódio por dia. Isso é igual a 6 gramas (cerca de uma colher de chá) de sal de cozinha por dia. Dependendo do quão alta é sua pressão, o médico pode recomendar ainda menos.

Lembre-se: os
6 gramas incluem todo o sal e sódio consumidos, incluindo o que é usado no preparo dos alimentos, o sal à mesa e o adicionado em alimentos preparados e processados.

Até 75% do sal em nossa alimentação vem de alimentos processados. Somente 10% do sal que comemos está lá naturalmente, e cerca de 15% é adicionado durante o preparo e colocado à mesa. Mas já que o gosto pelo sal é aprendido, é possivel reeducar seu paladar para consumir menos sal.


Antes de tentar substituir o sal, fale com seu médico ou nutricionista. Muitos deles contêm cloreto de potássio, e o excesso de potássio pode ser perigoso, especialmente quando combinado com certos medicamentos.

Acumule potássio: algumas pessoas que têm hipertensão tomam diuréticos tiazídicos que causam a perda de potássio, e por isso recebem recomendações de que devem comer uma banana por dia para o repor. Mas os pesquisadores agora acham que potássio extra pode ser uma boa idéia para todo mundo. Como se já não fosse ruim comermos tanto sódio, nós ainda comemos muito pouco potássio. É o equilíbrio entre o sódio e o potássio que os pesquisadores acreditam ser importante para a pressão arterial.

Mas não vá comprar suplementos de potássio ainda. Isso pode ser perigoso. Potássio demais e de menos pode dar início a um ataque cardíaco. Por questão de segurança, fique com os alimentos ricos
em potássio. Esses alimentos incluem bananas, laranjas, batatas, tomates e leite.

Nota: se você foi diagnosticado com pressão alta e está tomando um diurético que elimina potássio (pergunte a seu médico ou farmacêutico se não tiver certeza), ou se tiver doença nos rins, pergunte a seu médico se precisa de potássio extra antes de iniciar o tratamento.

Armazene cálcio: seu coração precisa de cálcio para manter o ritmo correto e seus rins precisam de cálcio para regular o equilíbrio sódio/água de seu corpo. Pesquisas mostraram, no entanto, que pessoas com pressão alta geralmente não ingerem cálcio suficiente nos alimentos. Outros estudos confirmam que conseguir uma dose extra de cálcio pode até reduzir a pressão arterial. Mas esse efeito nem sempre é visto com suplementos de cálcio. Em vez deles, coloque aposte em alimentos ricos em cálcio.

Alho
também é bom: vários pesquisadores apontaram a capacidade do alho de reduzir a pressão do sangue. Além disso, também é um ótimo substituto para o sabor do sal (lembre-se de que estamos cortando o sal).

O mundo é das frutas e vegetais:
os vegetarianos têm uma incidência muito menor de pressão alta. E você também pode se beneficiar dessa abordagem sem se tornar vegetariano. Aumente suas porções diárias gradativamente, encaixando uma ou duas porções extras em cada refeição. Provavelmente, você vai estar comendo menos gordura e sal, e mais fibras e potássio (além do fato de que pode perder peso). Esses benefícios vão ajudar a reduzir sua pressão arterial.

Não precisa cortar o café:
a cafeína não parece estar associada com a hipertensão. Embora ela possa aumentar sua pressão temporariamente, seu corpo se adapta ao nível de cafeína se você costuma beber uma certa quantidade de café, chá ou bebidas à base de cola todos os dias, e sua pressão arterial não é mais afetada por essa quantidade.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

COLESTEROL

Existem pessoas que acham que o colesterol é algo totalmente negativo em suas vidas. Porém, ele é algo fundamental para o nosso organismo, pois o colesterol é um composto que “calibra” naturalmente as células beneficiando as trocas entre elas e ainda ajuda na produção da bílis e dos hormônios sexuais.

Mas o problema do colesterol surge por causa das altas taxas de LDL, a proteína que ajuda a transportar ele no nosso organismo. E quando esta proteína não consegue levar todo o colesterol, este deixa resíduos, que com o tempo formam placas de gorduras prejudiciais ao organismo. Apenas o HDL, outra proteína importante para o nosso organismo, é que consegue remover o excesso de colesterol no sangue, evitando o entupimento das artérias. O ideal é que os números de LDL estejam baixos e os de HDL altos, afirma a cardiologista da Unifesp Maria Tereza Manzoli. Estes números são medidos de acordo com os valores máximos e mínimos do sangue, o estilo de vida que a pessoa leva (sedentária ou não), e seu peso.

Todos que possuem colesterol alto necessitam ter uma boa alimentação, principalmente uma dieta rica em gordura monoinsaturada, frutas, verduras, legumes, fibras e grãos integrais. Mesmo não tento uma receita milagrosa para isto, o consumo de alimentos específicos, juntamente com hábitos saudáveis, beneficiam a redução do colesterol “ruim” (LDL) e o aumento do “bom” colesterol (HDL).

Prefira pizzas de vegetais.. Foto:Divulgação

Prefira pizzas de vegetais.. Foto:Divulgação

No café-da-manhã, quase ninguém resiste a um pão francês quentinho, não é? Porém, trocar este pão pela versão integral pode beneficiar a diminuir o seu colesterol. A massa do pão integral traz uma grande dose de fibras, substâncias importantes pois provocam a proliferação das bactérias no intestino, favorecendo o bom funcionamento do mesmo. Algumas dessas bactérias, se bem nutridas, fabricam uma substância chamada propionato, que auxilia nos níveis de gorduras na circulação. E que tal trocar o leite integral pelo desnatado? O leite desnatado vai garantir mais cálcio, e menos gordura ao nosso organismo, pois o integral possui mais ácidos graxos saturados, que, em excesso, aumentam os níveis de LDL.


Na preparação dos alimentos é possível mudar o óleo de soja pelo o azeite de oliva, pois este tem doses boas de ácidos graxos monoinsaturados, que não aumentam as taxas de LDL e ainda ajuda a aumentar consideravelmente os níveis de HDL. Ainda, segundo Jorge Mancini, diretor da Faculdade de Ciência Farmacêutica da Universidade de São Paulo, o azeite possui os compostos fenólicos que evitam a oxidação do colesterol, um fato que propicia a formação das placas de gordura.


Quando você receber alguns amigos em casa, procure trocar os salgadinhos e biscoitos, que possuem gorduras trans em sua receita, por petiscos como castanhas e nozes. Pois eles possuem as gorduras monoinsaturadas, que ajudam a combater o LDL e aumentam os níveis de HDL. Já em uma pizzaria, porque não trocar a pizza de mussarela por uma de vegetais? Pois as camadas de queijos têm gordura saturada, que é um agente que aumenta o LDL.
E no momento da sede, prefira o suco de uva (com casca) natural, pois é nele que o coração encontra um parceiro, o resveratrol. Essa substância ajuda na redução do colesterol e ainda tem função oxidante. O resveratrol não é exclusivo do vinho, pois o suco de uva natural também o disponibiliza para o organismo.

Azeite de oliva combate o LDL. . Foto:Divulgação

Azeite de oliva combate o LDL. . Foto:Divulgação

Além de trocar os hábitos alimentares, você pode se beneficiar de alguns alimentos para combater o colesterol alto. Como já falamos, as castanhas e as nozes são ótimas contra o colesterol alto, mas além destas duas podemos incluir as avelãs, amêndoas e o pistache. Segundo pesquisas da Universidade Park, do Estado do Texas, EUA, esses alimentos, se consumidos cinco vezes por semana, reduzem o risco de males cardíacos entre 25% e 39%, pelo fato de conterem gorduras insaturadas. O alho e a cebola também são importantes para o combate do colesterol alto, pois o alho possui compostos sulfurados, que reduzem a pressão arterial e as taxas de LDL e também impedem que o colesterol grude nas paredes das artérias. Já a cebola diminui a obstrução dos vasos sanguíneos e a formação de placas de gorduras.


Maçã auxilia na redução do colesterol ruim.. Foto:Divulgação

Maçã auxilia na redução do colesterol ruim.. Foto:Divulgação

As frutas cítricas como laranja, morango, goiaba e kiwi possuem a vitamina “C”, fundamental para o coração. Essa vitamina reforça as paredes das artérias e combate a formação das placas de gorduras. Além destas frutas, o abacate também beneficia o combate ao colesterol alto, pois é rico em gordura monoinsaturada, que auxilia nas taxas do HDL, o colesterol “bom”.

Consumir chocolate preto, assim como a cebola diminui a obstrução dos vasos sanguíneos. Este tipo de chocolate possui os flavonóides, substâncias capazes de reduzir o colesterol “ruim” (LDL). Pesquisas feitas na Universidade da Pensilvânia (EUA) averiguaram que ao consumir 38 gramas de cacau em pó ou chocolate amargo todos os dias podem reduzir as taxas de LDL em 4% e elevar os níveis de HDL em 4%. O chocolate deve ser consumido sem exagero, apenas em pequenas porções.

A aveia, o feijão, maçã, cenoura, goiaba e os cereais, são fibras solúveis que auxiliam na remoção do colesterol ruim do corpo. Além das fibras, o tomate, é capaz de livrar as artérias do LDL ( colesterol ruim), pois ele cheio de licopeno (encontrada também na melancia e goiaba) pigmento vermelho que tem propriedades antioxidantes.

A alimentação ainda é o melhor caminho para combater o colesterol alto. Mas, praticar exercícios físicos também é importante, pois ajuda na prevenção de doenças cardíacas e diminuem os riscos de surgimento do colesterol alto.


quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CARTILHA PARA DIABÉTICOS



Esta cartilha tem o objetivo de fornecer orientações para que você conviva melhor com o seu diabetes. E através deste conhecimento, possa assumir o controle de sua doença, conhecer as condições que provocam a elevação ou diminuição da glicose e como evitar suas complicações.

O QUE É DIABETES?

É uma doença de causas variadas, devido a falta total ou parcial de insulina (hormônio produzido no pâncreas). e/ou incapacidade da insulina de exercer suas ações. Como conseqüência as células não aproveitam adequadamente a glicose no sangue, provocando sua elevação.

COMO SE DESCOBRE O DIABETES?

- Através do exame de sangue (dosagem da glicose em jejum); normal: até 110 mg/dl

- Através do exame de urina (presença de glicose na urina); normal: negativo

EXISTEM DOIS TIPOS DE DIABETES MELLITUS:

DIABETES DO TIPO 1 - INSULINODEPENDENTE (DMID):

Ocorre com mais freqüência em jovens, devido ao pâncreas produzir pouco ou não produzir insulina. Por isso, é necessário aplicar insulina através de injeção para suprir essa carência.

DIABETES DO TIPO 2 - NÃO INSULINODEPENDENTE (DMNID):

Decorre de uma produção insuficiente de insulina ou de seu funcionamento inadequado no corpo. Atinge com mais freqüência:

- Os adultos
- Pessoas com antecedentes familiares de diabetes
- Pessoas com excesso de peso

Complicações mais comuns:

1- SE O AÇÚCAR NO SANGUE ESTIVER ALTO: (HIPERGLICEMIA) VOCÊ PODERÁ SENTIR:

- Volume urinário excessivo
- Cansaço dor abdominal
- Respiração acelerada
- Vômitos
- Sede

Causas:

- Dose insuficiente da medicação
- Infecção
- Abusos alimentares
- Estresse

O que fazer:

Não deixe de tomar ou aumente a dosagem do medicamento sem consultar seu médico caso não tenha orientação para isso.

Tomar bebidas sem açúcar em abundância para evitar a desidratação.

Se não puder comer por causa de vômitos, beba líquidos que contenham açúcar para evitar que o açúcar no sangue abaixe demais.

Se possível verifique o nível de açúcar no sangue cada 4 horas.

Consulte o médico se o os níveis de açúcar mantiverem acima de 240 mg/dl.

2- SE O AÇÚCAR NO SANGUE ESTIVER BAIXO: ( HIPOGLICEMIA) VOCÊ PODERÁ SENTIR:

- Tremor
- Tontura
- Irritabilidade
- Fome
- Sonolência
- Sudorese
- Desmaios
- Confusão mental
- Batimentos cardíacos acelerados

Causas:

- Durante ou depois da prática de exercícios físicos
- Se você não comer o suficiente
- Se você tomar medicamento em excesso

O que fazer:

Tome 1 copo de suco de fruta ou de refrigerante imediatamente.

Se estiver inconciente, deve procurar serviços médicos imediatamente. Pode-se molhar o dedo com mel e esfregar na parte interna da bochecha.

Informar o acontecimento ao médico para determinar se há necessidade de ajuste da medicação.

DIABETES: COMO CUIDAR?

Os 4 pontos principais do tratamento são:

1- Alimentação balenceada
2- Atividade física
3- Monitorização
4- Medicação

ALIMENTAÇÃO BALANCEADA = DIETA

Os alimentos nos dão a energia que necessitamos para viver. Nosso organismo converte a maior parte dos alimentos que comemos em um tipo de açúcar que se chama glicose, da qual as células necessitam.

A insulina ajuda as células a conseguir o açúcar necessário na produção de energia. Também evita que o açúcar se acumule no sangue. Mas, se você tem diabetes, a insulina não funciona como deveria ou talvez nem seja produzida. Mesmo assim, uma dieta saudável pode ajudar seu organismo a manter o nível de açúcar no sangue em equilíbrio: nem muito alto, nem baixo.

Planeje sua alimentação:

O Nutricionista será o profissional mais indicado para ajudá-lo a planejar sua alimentação levando em conta:

- Seu peso e altura
- Sua atividade física
- Seu nível de açúcar no sangue
- Os alimentos que você gosta

Alimentos como pães, vegetais, frutas e doces alteram o nível de açúcar no sangue de diferentes maneiras. É preciso escolher alimentos que ajudem a controlar o nível de açúcar no sangue. O nutricionista vai orientar você nessa escolha.

Alimentação saudável para o diabético:

- Frutas e vegetais frescos
- Pão e cereais integrais
- Feijão e legumes
- Arroz integral, cevada e aveia
- Alimentos com pouca gordura e sal

Evite:

- Carne com gordura
- Leite integral
- Queijo gorduroso
- Fritura
- Fast-food
- Bebidas alcoólicas

Quem toma insulina ou comprimidos para diabetes, precisa ter cuidado com bebida alcoólica pois, o seu uso pode fazer baixar demais o nível de açúcar no sangue. Não deixe de tomar seu medicamento para beber. No caso de cerveja, você pode consumir a que não contém álcool. Em caso de dúvida, consulte o seu nutricionista.

Cuidados quando for comer fora de casa:

Carregue refrigerantes dietéticos com você se achar que estes não serão servidos

Saiba com antecedência o que será servido. É o caso até de levar algo de acordo com o seu plano alimentar.

Nos restaurantes, ao invés de frituras, peça alimentos assados ou grelhados. Prefira saladas e tempere-as você mesmo. Peça tempero separado. Sempre leve um lanche com você em caso de seus planos terem sido mudados na hora de comer

Procure controlar:

- A hora de suas refeições
- Os alimentos que come
- A sua quantidade
- Fazer exercícios com regularidade
- Tomar os medicamentos necessários

EXERCÍCIOS FÍSICOS:

Fazer exercícios aumenta a sensibilidade do corpo à insulina e, portanto tendem a diminuir a glicose no sangue contribuindo no controle do diabetes. Exercícios regulares e programados são melhores porque impactos intensos, podem trazer problemas para o controle da glicose no sangue(Hipoglicemia).

OS EXERCÍCIOS AJUDAM A:

- Baixar o nível de açúcar no sangue
- Evitar as enfermidades do coração
- Controlar a pressão arterial
- Sentir-se melhor e ter melhor aparência reduzir a tensão (estresse)
- Diminuir os níveis de gordura no sangue
- Diminuem a necessidades de insulina ou comprimidos
- Controlar o peso

Exercícios indicados:

- Caminhar
- Andar de bicicleta
- Nadar
- Dançar
- Cuidados necessários:

Fale com seu médico antes de começar a fazer para saber qual o mais adequado para você

Leve sempre uma identificação médica, pois em caso de emergência, as pessoas saberão que você é diabético.

Tente fazer os exercícios regularmente e de maneira freqüente, ou seja no mesmo horário (de 20 a 30 minutos) e todos os dias se possível.

Use calçados confortáveis que se adaptem bem aos seus pés e sejam apropriados para a atividade.

Fonte: Dr. Luciana Diniz.

sábado, 24 de outubro de 2009

Quinta-Feira,22 de Outubro de 2009 Ato médico é aprovado na Câmara.



A Câmara dos Deputados aprovou ontem projeto de lei que regulamenta o exercício da medicina e aponta procedimentos privativos dos médicos, o chamado ato médico. A proposta restringe a possibilidade de outros profissionais, como fisioterapeutas e nutricionistas, entre outros, de fazer diagnósticos e oferecer tratamento.
Um dos pontos que devem gerar mais discussão é o que restringe a médicos "a invasão da pele atingindo o tecido subcutâneo para injeção" e outros procedimentos.Uma das interpretações é que esse artigo fará com que procedimentos como acupuntura, praticados por profissionais de diversas profissões que fazem cursos de especialização na área, fiquem restritos apenas a médicos formados.
O projeto de lei ainda dá aos médicos a prerrogativa de apenas eles formularem diagnósticos sobre doenças e prescrição de medicamentos, indicação de cirurgias, execução de procedimentos invasivos - mesmo os estéticos.Se a lei for aprovada, ações como intubação, emissão de laudos de exames de imagem, prescrição de próteses e órteses, realização de perícias e atestados de óbitos ficariam restritas aos médicos.
Dentistas estão excluídos das restrições, podendo realizar os mesmos procedimentos dentro da sua área de atuação.
RISCO DE MORTE
Outros profissionais, como fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos e enfermeiros, tiveram garantidas na lei o acesso a procedimentos como aplicação de injeções, coleta de material biológico, realização de alguns tipos de exames, curativos e, especialmente, atendimento à pessoa sob risco de morte iminente.
A preocupação dos deputados foi não permitir que pessoas que façam atendimentos de primeiros socorros sejam penalizadas por atendimento emergencial.
A lei deve voltar ao Senado antes da aprovação definitiva, já que sofreu diversas alterações ao longo da tramitação na Câmara dos Deputados.Ainda assim, apesar de ser mais detalhada e um pouco mais restrita que a proposta original dos médicos - não só mais ampla, mas aberta a interpretações variadas quando usava, por exemplo, como definição de ato médico todos os procedimentos de "prevenção primária, secundária e terciária" -, a proposta deve gerar várias contestações judiciais de outras áreas da saúde.
Fonte: O Estado de S. Paulo

Lei Nº 8.234, de 17 de setembro de 1991


Regulamenta a profissão de Nutricionista e determina outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

Art. 1º - A designação e o exercício da profissão de Nutricionista, profissional de saúde, em qualquer de suas áreas, são privativos dos portadores de diploma expedido por escolas de graduação em nutrição, oficiais ou reconhecidas, devidamente registrado no órgão competente do Ministério da Educação e regularmente inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas da respectiva área de atuação profissional.
Parágrafo Único - Os diplomas cursos de equivalentes, expedidos por escolas estrangeiras iguais ou assemelhadas, serão revalidados na forma da lei.
Art. 2º - A carteira de identidade profissional, emitida pelo Conselho Regional de Nutricionistas da respectiva jurisdição é, para quaisquer efeitos, o instrumento hábil de identificação civil e de comprovação de habilitação profissional do nutricionista, nos termos da Lei nº. 6.206, de 7 de maio de 1975, e da Lei nº. 6.583, de 20 de outubro de 1978.
Art. 3º - São atividades privativas dos nutricionistas: I – direção, coordenação e supervisão de cursos de graduação em nutrição; II – planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação de serviços de alimentação e nutrição; III – planejamento, coordenação, supervisão e avaliação de estudos dietéticos; IV – ensino das matérias profissionais dos cursos de graduação em nutrição; V – ensino das disciplinas de nutrição e alimentação nos cursos de graduação da área de saúde e outras afins; VI – auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética; VII – assistência e educação nutricional e coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética; VIII – assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e a nível de consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos.
Art. 4º - Atribuem-se, também, aos nutricionistas as seguintes atividades, desde que relacionadas com alimentação e nutrição humanas: I - elaboração de informes técnico-científicos; II - gerenciamento de projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios; III - assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição; IV - controle de qualidade de gêneros e produtos alimentícios; V - atuação em marketing na área de alimentação e nutrição; VI - estudos e trabalhos experimentais em alimentação e nutrição; VII - prescrição de suplementos nutricionais, necessários à complementação da dieta; VIII - solicitação de exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietoterápico; IX - participação em inspeções sanitárias relativas a alimentos; X - análises relativas ao processamento de produtos alimentícios industrializados; XI - participação em projetos de equipamentos e utensílios na área de alimentação e nutrição.
Parágrafo Único - É obrigatória a participação de nutricionistas em equipes multidisciplinares, criadas por entidades públicas ou particulares e destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar políticas, programas, cursos nos diversos níveis, pesquisas ou eventos de qualquer natureza, direta ou indiretamente relacionados com alimentação e nutrição, bem como elaborar e revisar legislação e códigos próprios desta área.
Art. 5º - A fiscalização do exercício da profissão de Nutricionista compete aos Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas, na forma da Lei nº. 6.583, de 20 de outubro de 1978, ressalvadas as atividades relacionadas ao ensino, adstritas à legislação educacional própria.
Art. 6º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação. Art. 7º - Revogam-se as disposições em contrário, em especial a Lei nº. 5.276, de 24 de abril de 1967.

Brasília, 17 de setembro de 1991; 170º da Independência e 103º da República.

FERNANDO COLLOR
Antônio Magri

Posição do CFN contrária ao ATO MÈDICO.

Rosane Nascimento, presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN)

"A posição do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) contrária ao Projeto Lei nº 25 ? Ato Médico deve-se, principalmente, ao fato de que este projeto representa um retrocesso na conceituação de multiprofissionalidade e interdisciplinaridade existente na saúde e por pretender impedir o direito que o usuário tem de escolher o profissional da saúde para lhe atender, violando os interesses da população que tem o direito de optar por outros conhecimentos e procedimentos consolidados na saúde brasileira.As atividades que são hoje desenvolvidas pelo nutricionista nos diferentes níveis de assistência à saúde são inquestionáveis, com identidade própria, sem necessidade de se ?avançar? nos espaços privativos de outras categorias. Temos consciência do nosso espaço em consonância com os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS), no que tange a integralidade da assistência e vamos continuar vigilantes em relação ao cumprimento do contido na lei que regulamenta a nossa profissão.Não achamos que uma legislação como essa, que interfere na profissão do nutricionista, é necessária. As atribuições do nutricionista estão expressa na Lei nº 8.234, e se fundamentam em preceitos de natureza técnico-científicas. É incabível, portanto, a proposição do PL nº 25, naquilo que pretenda invadir ou invalidar as competências legais conferidas ao nutricionista. É incabível e de nenhum valor qualquer regulamentação do ato médico, mediante norma do Conselho Federal de Medicina, especialmente naquilo que pretenda, via de delegação de competência, reduzir as atribuições reservadas aos nutricionistas. "

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O Verão está chegando...



Procure um profissional Nutricionista para deixar seu corpo como você sonha!!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Grávidas e Mal Alimentadas


Adolescentes grávidas se alimentam de maneira inadequada durante a gestação e apenas 10% conseguem mudar os hábitos alimentares na gravidez.

Entre alguns dos problemas, o principal é a ingestão excessiva de alimentos altamente calóricos e com grande teor de sódio. Os que lideram a lista dos mais consumidos pelas jovens na gestação são os salgadinhos industrializados, bolachas doces recheadas, hambúrguer, macarrão instantâneo, chocolate, sucos de saquinho e batata frita.

Esses problemas alimentares são prejudiciais tanto para a mãe quanto para o bebê. Consumir comidas assim durante a gestação provoca alterações sérias nos níveis de glicemia da mãe, além de causar pressão alta. E para o bebê, o sofrimento é inevitável, interferindo até mesmo na sua formação e no ganho de peso.

As jovens de uma maneira geral não medem as consequências de que o que elas fazem hoje de errado vai refletir amanhã diretamente no bebê.

A Secretaria da Saúde destaca que durante a gestação é fundamental ter uma alimentação equilibrada e ingerir alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes e fontes de ferro e ácido fólico, como o feijão. Beber bastante água também é fundamental nesse período.

Para ter uma gestação saudável, é importante evitar alimentos gordurosos como frituras, embutidos, doces em excesso e grande quantidade de carboidratos. Eles elevam os níveis de glicemia do corpo e podem ocasionar pressão alta na mãe.
Fonte : Dra Letícia Crespo.

Mudança de estilo de vida pode reduzir câncer no mundo, diz estudo.


A simples mudanças no estilo de vida e no meio ambiente poderiam ajudar a reduzir o número de mortes de câncer no mundo de forma significativa, segundo estudo de cientistas da Universidade de Harvard.

Os especialistas conseguiram determinar que, de 7 milhões de mortes por câncer em 2001, 2,43 milhões estavam ligadas a fatores de risco que poderiam ser modificados.

Entre eles estão alimentação ruim, fumo, álcool, obesidade, falta de exercício e poluição do ar, segundo o estudo publicado na revista especializada The Lancet.

As conclusões são baseadas em uma análise ampla de estudos científicos e outras fontes, como relatórios governamentais.

Renda
Os cientistas de Harvard concluíram que em países de renda média e baixa, os fatores de risco mais importantes são fumo, álcool e baixo consumo de frutas e verduras.
Em países de renda alta, fumo, álcool e obesidade têm papel preponderante.

O médico Majid Ezzati, chefe da equipe, disse que o fumo é de longe o fator de risco mais importante, responsável por 21% das mortes de câncer em todo o mundo.

"A prevenção por meio de estilo de vida e mudanças ambientais permanece como o principal caminho para reduzir os casos de câncer no mundo", disse ele.

"Se implementada, a queda à exposição a fatores de risco bem conhecidos de comportamento e meio ambiente, poderia prevenir uma proporção substancial de mortes por câncer."

Fonte: BBC Brasil

domingo, 18 de outubro de 2009

RECEITAS COM QUINUA REAL


** Saiba mais sobre a Quinua Real na potagem anterior**

QUINUA PURA EM GRÃO

Colocar em uma panela: 2 medidas de água para cada medida de Quinua Real Adicionar sal a gosto e levar ao fogo por 10 a 15 minutos até que dobre o seu volume. A Quinua Real cozida pode ser guardada na geladeira por até três dias * Sirva com o molho ou tempero de sua preferência.

RISOTO DE QUINUA COM TOMATE E QUEIJO BRANCO

350gr de Quinua
1 Cebola
4 Tomates
200 ml vinho branco
600 ml caldo de vegetais
250gr de espinafre

Modo de Preparo: Cortar a cebola em fatias finas e refoga-las em água até ficarem transparentes. Juntar a QUINUA e esquentar até que os grãos absorvam todo o líquido. Juntar os tomates descascados e picados, juntar o vinho e cozinhar em temperatura media até que a QUINUA absorva todo o liquido. Juntar o caldo de vegetais aos poucos e cozinhar em fogo baixo. Lavar o espinafre e juntar com alho, cozinhar suavemente até que o líquido evapore. Juntar o espinafre com o risoto de QUINUA Temperar com sal, pimenta e noz moscada. 150gr de queijo branco ou queijo de cabra ralado ou parmesão de boa qualidade, salpicar no risoto pronto e servir.

SOPA CREMOSA DE QUINUA E COGUMELOS

1 copo de vinho branco
1 cebola picadinha
1 xícara de QUINUA cozida
1 pacote de cogumelos frescos
_ xícara de leite evaporado ou ideal
_ xícara de dill fresco picadinho
3 copos de caldo de legumes
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: Refogue a cebola com vinho até ficar macia, acrescente os cogumelos na panela e deixe cozinhar por 5 min. Adicione a QUINUA e o caldo e leve ao fogo baixo. Coloque o sal e a pimenta e vá acrescentando o leite. Por último coloque o dill e sirva.

SALADA DE QUINUA REAL COM FRANGO - 4 pessoas

2 xícaras de quinua real cozida
2 xícaras de peito de frango em cubos
1/2 xícara de nozes pecan cortados
1/2 xícara de uva passa (colocar de molho)
2 colheres de shoyu

Modo de preparo: Cortar o frango já cozido em cubos. Misturar os demais ingredientes e temperos e por último acrescentar a quinua real. Acrescentar 1 pitada de páprica. Servir em folhas de alface. Decorar com salsa.

SOPA DE QUINUA REAL COM LENTILHAS - 4 pessoas

2 colheres de sopa de óleo de oliva
1 cebola grande cortada
2 dentes de alho picado
2 talos de salsão cortados
1 cenoura grande picada
2 litros de caldo de sua preferência
150 ml de vinho branco
1 xícara de lentilhas já cozidas
1 xícara de quinua real já cozidas com vinho branco

Modo de preparo: Refogue a cebola, o alho, salsão e a cenoura no azeite. Acrescente o caldo e deixe cozinhar até que os legumes estejam macios. Adicione a lentilha e deixe encorpar. Coloque sal e a quinua real já cozidas com vinho branco. Desligue o fogo e sirva.

QUINUA FLOCOS:

FLOCOS DE QUINUA REAL NO CAFÉ DA MANHÃ


1 xícara de chá de flocos de quinua real
1/2 maça cortada
1/2 xícara de passas
1/2 mamão papaia
1/2 colher de canela, mel e açucar mascavo leite

SOPA DE FLOCOS DE QUINUA

2 Cenouras
1 Chuchu
1 Salsão
1 Alho porró
Água
Shoyu ou sal marinho, ervas como alecrim ou outra de sua preferencia
1 xícara de FLOCOS DE QUINUA

Modo de preparo: Coloque os vegetais para cozinhar com água e sal, cozinhar primeiramente a cenoura e o salsão depois de 5 minutos acrescentar os outros ingredientes. Quando estiverem quase cozidos acrescente os FLOCOS DE QUINUA e deixe cozinhar mais 2 minutos, liquidifique e acrescente os temperos. Se quiser coloque uma folha de espinafre cortadinho e deixe cozinhar

FARINHA DE QUINUA

NHOQUE DE QUINUA

170 g de farinha de Quinua
1 xícara de espinafre cozido e picado
1 xícara de parmesão ralado
1 colher de azeite

2 xícaras de água
Sal marinho a gosto

Modo de preparo: Ferver a água com sal. Juntar a farinha de Quinua, mexendo continuamente. Deixar cozinhar até que fique bem espessa. Retirar do fogo e adicionar o espinafre refogado em água e bem picado, misturar bem. Abrir a massa em 2cm de largura sobre uma superfície lisa. Depois de fria, cortar em quadrados ou círculos, e forrar uma forma e levar para forno, polvilhando parmesão ralado e regando com um fio azeite. Gratinar no forno bem quente.

TORTA DE QUINUA REAL COM BRÓCOLIS

Massa:

1 e 1/2 xic de farinha de Quinua Real
1/2 c.c de sal
3 c de manteiga gelada
5 c de água gelada

Modo de preparo: Misturar a farinha, a manteiga e o sal , amassar, adicionar água e ir sovando rapidamente.
Fazer uma bola com a massa e envolver em filme plástico. Levar à geladeira por 30 minutos. Forrar o fundo e as laterais da assadeira (de preferência com aro removível) com a massa.

Recheio:

1 tofu pequeno
1 ovo
1 maço de brócolis pré-cozido
1/2 cebola
1 c de orégano
1/2 copo de leite
sal e pimenta à gosto

Modo de preparo:Bater todos os ingredientes no liquidificador, despejar sobre a massa na assadeira e levar ao forno médio por 30 minutos.

QUICHE DE QUINUA REAL COM ALHO PORÓ

Massa:

1 e 1/2 xic de farinha de Quinua Real
1/2 c.c de sal
3 c de manteiga gelada
5 c de água gelada

Modo de preparo: Misturar a farinha, a manteiga e o sal , amassar, adicionar água e ir sovando rapidamente.
Fazer uma bola com a massa e envolver em filme plástico. Levar à geladeira por 30 minutos. Forrar o fundo e as laterais da assadeira (de preferência com aro removível) com a massa.

Recheio:

2 c de azeite
2 alhos porós cortados em rodelas finas
4 ovos batidos
1 e 1/4 xic de creme de leite light
8 fatias de queijo tofu escorrido
sal e pimenta do reino à gosto.

Modo de preparo: Refogar o alho poro no azeite, temperar com sal e pimenta e reserve. Bater os ovos com o creme de leite até ficar espumoso, acrescentar sal e pimenta.
Após forrar a assadeira com a massa, colocar o alho poro em rodelas, distribuir o queijo sobre a superfície de alho poro e cobrir com os ovos batidos. Levar ao forno médio por 40 minutos. Servir com sopa ou salada.

Fonte: www.quinuareal.com.br

QUINUA REAL


Para os incas, uma planta sagrada. Para o homem moderno, uma alternativa alimentar altamente nutricional, e ecologicamente viável. Esta é a quinua, um vegetal cultivado nas regiões andinas há pelos menos 5 mil anos, e que continua a ser produzido principalmente no Peru e na Bolívia.

Conhecida também como o “trigo dos incas”, a quinua é um tipo de cereal que produz uma semente pequena, comestível, rica em proteínas, vitaminas e minerais. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), a quinua é um dos poucos vegetais completos, por apresentar um balanço de aminoácidos adequado à nutrição humana. De fato, as sementes constituíram, no passado, a base da alimentação da família boliviana, e até hoje representam um elemento fundamental à dieta dos camponeses andinos.

O nome “quinua” é de origem quéchua, o idioma falado pelos antigos incas. A quinua real é só uma das muitas espécies do vegetal, que conta com mais de 2 mil variedades, classificadas em categorias distintas. Dotada de grande resistência, a planta se adapta a diversas condições de latitude e altitude, e pode crescer em zonas áridas e semi-áridas.

Mas apesar das incríveis propriedades da quinua real, o alimento se manteve, durante muito tempo, exclusivamente destinado ao consumo próprio, principalmente por causa da sua baixa produtividade. O cereal produz uma única colheita anual, o que eleva o preço da unidade. Por isso mesmo, a planta, cujo cultivo segue técnicas basicamente artesanais, é perfeitamente aplicável à agricultura orgânica e às hortas familiares.


Valores Nutricionais:

O valor protéico da quinua real é superior ao dos demais cereais. As sementes contêm 23% de proteínas e grande quantidade de vitaminas, tais como B1, B2, B3, B6, C e E. É rica também em minerais como o ferro (9,5 mg/100 g), o fósforo (286 mg/100 g) e o cálcio (112 mg/100 g). Da mesma forma, o valor calórico está calculado em 350 Cal/100gr, o que faz da quinua um alimento apropriado para áreas altas e épocas mais frias.


A composição de aminoácidos essenciais confere à planta um elevado valor biológico, comparável somente ao leite e ao ovo. Este valor biológico é medido segundo a quantidade de proteínas absorvidas pelo organismo por cada 100g do produto ingerido. O índice da quinua é igual a 75 (por 100 g), do ovo 95, do leite 72, do trigo 60, e do milho 44. Essas proteínas atuam para um melhor rendimento e elasticidade das fibras musculares, auxiliam na recuperação de tecidos e células e estimulam a produção de hormônios e enzimas.

Propriedades Medicinais:

Uma pesquisa revelou que a quinua real age na prevenção de enfermidades crônicas, como a osteoporose, o câncer de mama, as doenças do coração e outras alterações femininas decorrentes da carência de estrógenos na menopausa.

O estudo observou que as mulheres do altiplano boliviano, cuja dieta é rica em quinua, apresentam um índice reduzido de osteoporose em relação às mulheres de outras cidades, que não consomem o alimento. Os cientistas acreditam que isso aconteça pela presença, na quinua, dos chamados fitoestrógenos, existentes na maioria dos cereais comuns.

Contudo, ainda não houve um exame científico que comprovasse a presença da substância na quinua. A importância de uma análise mais aprofundada nesse sentido foi recentemente levantada pelo bioquímico Roger Carvajal, da Universidade de San Andrés (La Paz, Bolívia), em reunião com produtores de quinua real.

Indicações:

A quinua é indicada para todas as idades e faixas de peso. A porcentagem de energia liberada pelo ácido linoléico (presente nas sementes de quinua) é de 10%, o maior índice recomendado pela Academia Americana de Pediatria para alimentos infantis (onde o conteúdo mínimo é 2,7%).

O alimento é especialmente útil às crianças porquê contém lisina, um componente relacionado ao desenvolvimento da inteligência, da rapidez de reflexos e de outras funções comoa memória e a aprendizagem.

Outra indicação da planta é aos atletas. A quinua, além de ajudar na recuperação das fibras musculares, é de fácil digestão e contém pouco colesterol e gordura – perfeito para quem faz exercícios físicos. Nos homens, atua como normalizador da próstata e dos órgãos reprodutores. Combate anemias, problemas urinários, tuberculose, complicações no fígado e desnutrição.



Fonte: http://www.planetaorganico.com.br/quinua2.htm

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Linhaça – Benefícios.



A linhaça é um alimento super completo e faz o maior sucesso entre aquelas pessoas preocupadas com a saúde e a beleza.
Considerada um alimento rico em fibras, a casca contém proteínas, minerais e vitaminas. Possui ainda ômega 3 (especialmente a chamada linhaça dourada), ômega 6. Importante lembrar que esses nutrientes (“os ômegas”) contribuem muito para a saúde cardiovascular com a redução do LDL (o colesterol ruim). Não para por aí! Essa sementinha ainda tem vitamina E – que contribui para o bom funcionamento das células.
Várias pesquisas apontam que a linhaça contribui para diminuir o risco de algumas doenças, aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular!

Tudo isso afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Além disso, auxilia no bom funcionamento do intestino, auxilia no emagrecimento e até dá aquela ajuda para melhorar o cabelo e a pele. Embora a linhaça tenha ficado famosa por ajudar a saciar a fome e contribuir com a perda de peso (acelera o metabolismo), pode-se perceber que seus benefícios não são apenas esses e são muitos!

Pesquisas da Universidade de Toronto (Canadá) apontam mais – que a semente de linhaça é capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama (evita que esse tipo de tumor se espalhe e tome conta do organismo). Eita sementinha “porreta”!

Se você anda com preguiça, coma linhaça que também dá a maior vitalidade!

Não caia de cabeça na sementinha! A inclusão da semente de linhaça na alimentação deve ser feita de forma gradativa e regular. Por isso não pense que é comer apenas um dia e achar que está tudo resolvido! Deve-se comê-la diariamente.

Prepare-se para incrementar sua vida de forma mais saudável! Coloque mais energia e saúde em sua alimentação com a ingestão de linhaça! Faça a diferença!

Fonte: Mulherdigital.com

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Dez dicas para Emagrecer com saúde.


Siga as 10 dicas seguintes e tenha um emagrecimento saudável. E, é claro, duradouro.

1. Não tenha pressa. Se está acima do peso, pergunte-se há quanto tempo carrega esse excesso? Então, para que eliminar peso do dia para a noite?

2. Corrija gradativamente a sua atitude em relação aos alimentos.

3. Não exclua de um dia para outro aquele alimento que só de pensar dá água na boa. Saiba quando e quanto pode ingerí-lo.

4. Controle a ansiedade. Encontre uma distração ou um hobby que faça com que a sua atenção desvie da comida.

5. Estipule horários para as refeições.

6. Deixe de comer aquele doce e substitua pela fruta da sua preferência.

7. Beba muita, mas muuuuuita água.

8. Deixe o seu prato colorido. Saladas e legumes devem estar presentes diariamente no almoço e jantar.

9. Se alguém notar que está adotando novos hábitos e perguntar se está de "regime", mande um audível "não". Muitas pessoas adoram sabotar as boas intenções alheias.

10. Confie em você! Tenha sempre uma atitude positiva. Estar determinada e confiante é mais do que meio caminho andado para atingir o seu objetivo.

“Se quer uma receita para ajudar no emagrecimento, sem segredos, atividade física!”


sábado, 3 de outubro de 2009

A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR NA PREVENÇÃO DA GRIPE A (H1N1)




Com o avanço da gripe A, devemos nos preocupar com o fortalecimento do sistema imunológico. Com uma reeducação alimentar isso torna-se mais fácil, pois a alimentação saudável melhora a imunidade do corpo.

Alguns alimentos específicos auxiliam para o desenvolvimento das defesas do organismo, esses são os aminoácidos, as frutas, as verduras, os cereais, os ácidos graxos insaturados, dentre outros.

Os aminoácidos que são de extrema importância para o organismo por sua função construtora e reparadora. Eles participam da formação de hormônios, enzimas e anticorpos. Alimentos básicos como o arroz e o feijão nos fornecem a maioria dos aminoácidos necessários para o nosso dia.

As frutas, as verduras e os cereais devem ser consumidos diariamente, pois fornecem vitaminas e sais minerais que melhoram a resposta imunológica.

A vitamina C contida em frutas como a acerola e a laranja, por exemplo, tem o poder de melhorar a resposta imunológica por auxiliar na produção de células de defesa.

Os ácidos graxos insaturados (Ômegas 3 e 6) têm o poder de melhorar a resposta imunológica quando associados a uma alimentação balanceada. Esses nutrientes estão em peixes e castanhas, como as nozes, castanha do Pará e caju.

Através de uma reeducação alimentar, é possível garantir o consumo de todos os nutrientes que o nosso organismo necessita para prevenir muitas doenças.


Saiba o que comer para manter sua saúde perfeita agendando uma consulta pelo telefone:

(51) 8100-6352 ou e-mail: nutri.peretti@hotmail.com



Consultório: Rua Vigário José Inácio, 566 / sala 1108 – 11º andar – Centro – POA- RS