CONTATOS

SUGESTÕES DE TEMAS PARA POSTAGEM OU DÚVIDAS: 8100-6352 ou nutri.peretti@hotmail.com

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

OBESIDADE INFANTIL




A prevenção da obesidade infantil é capaz de reduzir de forma significativa a ocorrência de doenças crônicas futuras, tais como as doenças cardiovasculares, que afetam 30% da população adulta brasileira.

Muitas vezes a reeducação alimentar é para a família inteira. É comum a criança acima do peso também ter um dos pais ou ambos nesta mesma condição. Veja abaixo quais as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria para reeducação alimentar de crianças obesas:

-Ao invés de proibir alimentos, o melhor é controlar a porção a ser ingerida.

-Estabelecer horários fixos e cinco ou seis refeições diárias com um intervalo de três horas entre elas.

-Comer devagar e em local tranqüilo, longe da televisão, videogame ou computador.

-Diminuir gradualmente a ingestão de líquidos durante as refeições, oferecer um copo de suco, no máximo. Preferir sempre os sucos da fruta, que contêm mais vitaminas e sais minerais.

-Optar por sanduíches saudáveis, com recheios menos gordurosos, como ricota, embutidos de aves, vegetais folhosos, tomate e queijo magro.

-Utilizar menos óleo na preparação dos alimentos, preferir pratos assados ou grelhados; remover a pele do frango antes do preparo. Diminuir a quantidade de alimentos gordurosos e de frituras.

-Aprender a ler a tabela dos alimentos e a evitar os mais calóricos e os ricos em gordura.

-Aprender a fazer trocas, biscoitos recheados por biscoitos sem recheio e leite integral pelo leite desnatado, por exemplo.

-Incentivar o consumo de frutas (com casca, sempre que possível), verduras, e evitar consumo de alimentos congelados e pré-prontos.

-Cuidar da apresentação do prato, para favorecer o paladar.

-Não oferecer sobremesas lácteas logo após as refeições. Esperar pelo menos uma hora, pois o cálcio contido nessas sobremesas interage com o ferro consumido na refeição, prejudicando a absorção de ambos.

-Estimular a criança a tomar bastante água ao longo do dia, inclusive na escola.

-Substituir os salgadinhos de pacote por pipoca feita em casa com óleo de soja.

-Retirar o saleiro da mesa.

-Evitar refrigerantes, que, além de conterem muito açúcar, prejudicam a saúde dos ossos, causam irritabilidade gástrica e cáries.

-Incentivar brincadeiras e atividades físicas ao ar livre.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Valor Nutritivo do Pão.


Apesar do pão ser conhecido como vilão do excesso de peso, se consumido adequadamente, ele é uma fonte importante de carboidratos, proteínas de alto valor biológico, vitaminas e sais minerais.

É rico em vitaminas do complexo B, rico em ferro, fósforo e magnésio, que são fundamentais para o desenvolvimento e saúde do organismo.

Apesar de possuir um alto valor energético, o pão pode e deve ser utilizado em uma alimentação saudável, desde que sejam respeitados os fatores qualidade e quantidade.

A composição nutricional do pão depende do tipo e do grau de refinamento da farinha que é utilizada no processo de fabricação.

Ele se torna mais rico em minerais, vitaminas e fibras quando é utilizada farinha integral, e grãos integrais na sua composição.

E o mais importante de tudo está na atenção que devemos dar aos acompanhamentos do pão, como margarina, manteiga e queijos gordurosos. Esses sim, agregam valor calórico excessivo, têm um conteúdo lipídico elevadíssimo e devem ser evitados.